Real digital: Banco Central pretende lançar moeda virtual em 2022

Imagine uma realidade onde você possa realizar compras, pagamentos, investimentos e qualquer outra operação com o real de forma digital, instantânea e rastreável.

Essa realidade — que já vigora para um público seleto de pessoas com as criptomoedas — está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Isso pois, ao que parece, o Banco Central não mede esforços para que isso se concretize.

Depois do grande sucesso do Pix — que mudou a forma com que transacionamos dinheiro e praticamente extinguiu a necessidade de andarmos com dinheiro na carteira —, o BC quer ampliar as formas de pagamento no país, e o projeto da vez é o real digital, versão virtual da moeda nacional.

A instituição lançou, na semana passada, um laboratório de estudos que focará no desenvolvimento da moeda e na análise das possíveis aplicações. Segundo o Correio Braziliense, os testes começarão até o fim de 2022.

O real digital deverá facilitar a integração da moeda brasileira com sistemas de pagamento internacionais. Além disso, será útil em aplicações que envolvem as criptomoedas, pelo compartilhamento de tecnologias possivelmente semelhantes.

O projeto não é exclusivo

Além do Brasil, diversos outros países já estudam a implementação das chamadas CBDCs (sigla para Central Bank Digital Currency — ou Moeda Digital emitida por Banco Central), como a China, Japão, Coréia e até mesmo os Estados Unidos.

No entanto, o lançamento de uma moeda do tipo não é tão simples e demanda muito esforço técnico. Isso porque, após implementada, a moeda se tornará oficial e precisa garantir que não haja nenhuma falha técnica ou de segurança.

De todo modo, o futuro parece ser muito promissor e novidades como essa tendem a, inclusive, valorizar as criptomoedas já existentes — como o Bitcoin — pois as criptomoedas se tornarão cada vez mais comuns para o público geral.

E aí, curtiu esse artigo? Então inscreva-se na nossa newsletter!
Lá, enviamos semanalmente um conteúdo de extrema qualidade, além de tutoriais, relatórios e atualizações sobre o mercado!