Terra (LUNA) cai 70% após UST perder paridade com o dólar: é o fim do projeto?

Nesta terça-feira (10), a criptomoeda Terra (LUNA) caiu mais de 50% depois que sua stablecoin nativa TerraUSD (UST) perdeu paridade com o dólar.

O ativo passou por um período muito positivo em comparação com o mercado, atingindo um topo histórico de US$ 120 enquanto todo mercado de criptomoedas estava em baixa, em abril deste ano. 

No momento deste artigo, a cotação da Terra (LUNA) é de US$ 25,50, o que representa uma queda de 79% no último mês.

Por que a Terra (LUNA) caiu tanto?

Grande parte do mercado estava muito empolgada com o ativo devido à alta demanda por UST, que é o principal fator de preço do token LUNA.

No entanto, existem alguns problemas nessa demanda porque ela é criada artificialmente por meio do Anchor Protocol. Na prática, para manter a demanda por UST e, assim, a valorização do token LUNA, uma taxa de juros artificial de 20% ao ano era criada no protocolo Anchor, que é financiado pela Luna Foundation Guard (LFG).

Para aumentar a estabilidade dessa estrutura, que até então não havia passado por nenhum stress test, a equipe de finanças da Terra começou a criar uma reserva de Bitcoin, vendendo tokens LUNA para algumas empresas de capital de risco — um mecanismo de proteção contra um eventual ciclo de baixa do ativo.

Perda da paridade entre UST e dólar

Ontem, o mecanismo de paridade do UST foi posto à prova e falhou, fazendo com que a stablecoin tivesse alguns centavos de queda após uma grande quantidade de UST ser vendida em pools de liquidez.

Após algumas horas de instabilidade o UST, que deveria valer um dólar, foi negociado abaixo dos 66 centavos de dólar (uma queda de mais de 30%).

Como resultado, parte dos detentores do token UST trocaram o ativo por LUNA, gerando uma grande pressão de venda no ativo e ocasionando uma queda de 50% em poucas horas, como se pode ver no gráfico abaixo:

E agora, o que vai acontecer?

Ainda é muito cedo para cravar o destino do ecossistema Terra, no entanto, uma falha dessa proporção ocorrer, tendo em vista que o problema é proveniente da arquitetura do protocolo, é difícil que o projeto volte a ter a mesma relevância de antes.

De todo modo, recomendamos que faça pesquisas profundas antes de investir em qualquer projeto e tenha um stop-loss para evitar perdas em momentos como o de agora.


 

Receba novidades por email!