Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual a diferença entre Ordem Mercado e Ordem Limitada?

Quando um iniciante no universo das criptomoedas começa a se aprofundar no mercado, é normal ficar com certas dúvidas em relação ao funcionamento das ordens e o momento certo de utilizar cada função — que, por sinal, são muitas.

Na plataforma avançada de negociação da Brasil Bitcoin, por exemplo, há quatro tipos de ordens: mercado, limitada, stop-limit e OCO, e estão disponíveis ao comprar e vender qualquer moeda.

Já explicamos, em outros tutoriais, como funciona e como utilizar as ordens stop-limit e OCO mas, dessa vez, retornaremos ao básico.

Nesse artigo, iremos explicar qual a diferença entre uma ordem mercado (ativa) e ordem limitada (passiva).

Além disso, você irá aprender o momento certo utilizar cada uma e como aplicar essas dicas na prática. Gostou da ideia? Se sim, esse artigo foi feito para você:

O que é uma ordem a mercado?

Uma ordem a mercado — também chamada de ordem ativa — é o tipo de ordem que, quando selecionada, compra ou vende o ativo imediatamente, no mesmo momento em que a ordem é criada.

Ao selecionar esse tipo de ordem, você negocia o ativo pelo preço atual de mercado, ou seja, não é possível escolher o preço que será pago ou cobrado pelo ativo que você está negociando.

Isso significa que não é possível prever o valor exato de moedas ou reais que você receberá após a negociação, pois a cotação das criptomoedas costuma mudar a cada instante, devido à alta volatilidade do mercado.

Esse também é o tipo de ordem utilizado na página de negociação básica, pois a configuração de uma ordem limitada demanda um conhecimento técnico maior, o que poderia ser um problema para usuários menos experientes.

Além disso, é importante frisar que a taxa de negociação também é maior para ordens ativas — não só em corretoras de criptomoedas, mas em todo o mercado financeiro.

Na Brasil Bitcoin, você paga 0,5% de taxa ao executar uma ordem a mercado, mas há plataformas que cobram taxas dez vezes maiores do que as cobradas em ordens limitadas.

O que é uma ordem limitada?

As ordens limitadas (ou ordens passivas) são a base de um livro de ofertas. Ao criar uma ordem limitada, você define o preço exato que deseja pagar ou receber pela moeda e, quando o ativo atingir o valor escolhido, a ordem poderá ser executada.

Por exemplo, digamos que você queira comprar Litecoin (LTC) e o preço atual da moeda esteja em R$ 1.000,00. Você pode, por meio de uma ordem limitada, escolher pagar apenas R$ 500,00 na unidade de LTC, ou seja, metade da cotação atual.

No entanto, nada garante que um dia a moeda atingirá esse valor e, caso atinja, pode ser que não haja volume vendedor suficiente para que sua ordem seja executada.

Portanto, só é recomendado abrir uma ordem passiva caso você esteja disposto a esperar para a execução da ordem — principalmente se o preço definido for bem diferente do preço atual da moeda.

Uma informação importante é que ordens limitadas não possuem tempo de expiração, ou seja, após criada a ordem ficará aberta até ser executada ou cancelada pelo usuário que a criou.

No aplicativo, você pode ver as ordens passivas do mercado na parte inferior da página de negociação avançada.

As ordens verdes, do lado esquerdo, são as ordens de compras, enquanto as vermelhas são as ordens de venda.

ordens limitadas

Quando devo escolher cada tipo de ordem?

Utilize uma ordem mercado quando:

  • Você precisar vender ou comprar suas moedas rapidamente, independente do valor;
  • Você não quiser se preocupar em checar se o preço está próximo ou não de sua ordem;
  • Você acreditar que o preço do ativo irá se manter estável por um bom tempo;

Utilize uma ordem limitada quando:

  • Você quiser deixar uma operação programada, mesmo que por um preço muito diferente da cotação atual;
  • Você tiver paciência e desejar economizar um pouco nas taxas;
  • Você estiver negociando uma quantidade alta de moedas a ponto da falta de liquidez e taxa afetarem seu capital;

Como negociar na Brasil Bitcoin?

Para que você possa aprender a criar ordens ativas e passivas no app da Brasil Bitcoin da melhor forma possível, preparamos um tutorial em vídeo! Confira:

Caso você possua mais alguma dúvida sobre os tipos de ordem, clique aqui e veja o nosso FAQ!

E aí, curtiu o artigo de hoje? Se sim, inscreva-se na nossa newsletter! Lá, enviamos semanalmente um conteúdo de extrema qualidade que inclui tutoriais, relatórios e atualizações sobre o mercado!

Baixe agora o app da Brasil Bitcoin!

Não perca tempo! Faça agora o download do aplicativo da Brasil Bitcoin e tenha todas as funções da corretora mais completa do Brasil na palma das suas mãos!

aplicativo bitcoin
aplicativo bitcoin

 

Deixe um comentário