Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Real digital: Paulo Guedes afirma que Brasil terá moeda virtual

O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no último dia 4 que o Brasil terá a sua própria moeda digital.

A confirmação foi feita durante um evento com o intuito de comemorar as 100 milhões de contas poupança na Caixa Econômica Federal, marco impulsionado pelo Auxílio Emergencial, distribuído pela Caixa.

No evento, o ministro celebrou as iniciativas recentes do Banco Central, como o PIX e o OpenBank e em seguida pronunciou a seguinte frase:

Com o Banco Central autônomo novamente, isso é algo extraordinário, também na dimensão digital. O Pix, OpenBank, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital. O Brasil está a frente de muitos países.

Paulo Guedes – Fonte: iG

Roberto Campos Neto, atual presidente do BC, indicou que a criação da moeda digital deve vir em 2022. No entanto, Guedes já solicitou apoio da Câmera para a aprovação da matéria.

Além disso, em agosto o BC já havia informado que estava montando um grupo de estudos para um possível lançamento de uma moeda digital com base no real.

Os estudos tem sido feitos para avaliar a emissão de uma CBDC, que significa Central Bank Digital Currencies, ou Moeda Digital de Bancos Centrais.

Assim sendo, é importante destacar que as CBDCs não funcionam como o Bitcoin pois não são descentralizadas, e sim emitidas e controladas pelo Banco Central, órgão estatal.

Gostou da explicação? Aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente recomendações, atualizações e dicas sobre Bitcoin e investimentos!

Deixe um comentário