Facebook lança a carteira de criptomoedas 'Novi'

Na última semana, o Facebook anunciou o que está testando a Novi, sua nova carteira digital, projetada para guardar criptomoedas.

Apoiada pela exchange Coinbase e a empresa Paxos Trust, criadora da criptomoeda Pax Dollar (USDP), a novidade foi divulgada pelo líder do Facebook Financial, David Marcus, em seu Twitter.

Segundo o executivo, a primeira criptomoeda da carteira será a própria USDP, sétima maior stablecoin do dólar.

"A versão-piloto da Novi usa USDP (Pax Dollar) por meio de parcerias com Paxos e Coinbase. USDP é uma stablecoin bem projetada que está operando com sucesso por mais de três anos e tem importantes atributos regulatórios e de proteção ao consumidor", afirma David.

Inicialmente, a Novi só está disponível na Guatemala e nos Estados Unidos, mas segundo seu site, novidades sairão em breve.

Vale lembrar que, em 2019, o Facebook também anunciou o lançamento de uma carteira em desenvolvimento, de nome "Calibra", que serviria para armazenar e transacionar a antiga "Libra".

Desse modo, o Facebook espera dar uma nova utilidade para stablecoins, desta vez como um "método de pagamento" ao invés do uso tradicional — geralmente utilizado apenas para substituir o dólar ao negociar criptomoedas, no intuito de baratear as transações e evitar burocracias.

Nada de Diem (ou Libra) por enquanto

Embora seja relevante, o lançamento da Novi não contará com a Diem, antiga Libra, criptomoeda em desenvolvimento do Facebook.

No ano passado, visando se desvencilhar do Facebook, o projeto Libra fez um rebrand para Diem. No entanto, o projeto ainda aguarda o aval dos órgãos regulamentadores para sair do papel.

De todo modo, Marcus deixou claro que a Novi será compatível com a Diem quando a moeda for lançada, mesmo que não haja prazo para que isso ocorra.

E aí, curtiu esse artigo? Se sim, inscreva-se na nossa newsletter!
Lá, enviamos semanalmente um conteúdo de extrema qualidade que inclui tutoriais, relatórios e atualizações sobre o mercado!

Receba novidades por email!