Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exchange de Bitcoin: O que é e como funciona?

Como funciona uma corretora ou exchange de Bitcoin? Nesse artigo eu te explico as vantagens, diferenças e dicas para negociar! Veja a seguir:

Quando se está iniciando no mundo das criptomoedas, por se tratar de uma tecnologia emergente, é normal surgirem as mais diversas dúvidas, como sobre o seu funcionamento, oportunidades, valorização e por aí vai.

Até que, em um certo momento, é chegada a hora de finalmente comprar as suas primeiras frações de Bitcoin. Ao pesquisar sobre formas de negociá-lo, você encontrará termos como P2P (venda entre pessoas), ATM (caixas eletrônicos) e exchange/corretora.

As corretoras de Bitcoin, hoje em dia, são a forma mais prática e segura de comprar Bitcoins pela internet.
Elas funcionam, basicamente, como uma intermediadora de negociações, facilitando a compra e venda entre os usuários.
Inclusive, algumas também oferecem opções secundárias, como a alavancagem e empréstimo de criptomoedas.

O funcionamento de uma corretora

Primeiramente, é importante destacar que as corretoras confiáveis não estipulam o preço de compra e venda do ativo. Na verdade, elas permitem que o usuário defina o preço que quer pagar ou receber por aquela fração e posicionar sua ordem no livro de ofertas da plataforma.

Livro de ofertas da Brasil Bitcoin (versão básica)

Assim como numa corretora tradicional, os usuários podem optar pela criação de uma ordem ativa (mercado) ou passiva (limitada).

A diferença entre elas é simples: quando uma ordem ativa é criada, a corretora a executa com base na ordem com melhor preço naquele momento.

Já numa ordem passiva, o usuário especifica para a corretora que deseja comprar as moedas num preço abaixo do mercado ou vendê-las num valor acima do atual. Essa ordem será executada quando alguém estiver disposto a transacionar as moedas pelo preço definido na sua ordem.

Vantagens de utilizar uma corretora

Cadastrando-se em uma corretora você disfrutará de diversos benefícios que não estão disponíveis quando a negociação é realizada por outros métodos. Veja algumas das principais vantagens:

Diversificação: A quantidade de ativos ofertados em uma corretora é significativamente maior do que ao negociar utilizando qualquer outro método. A Brasil Bitcoin, por exemplo, oferece 5 das principais criptomoedas para se negociar, e constantemente esse número é atualizado.

Segurança: Ao negociar em uma corretora confiável não é preciso se preocupar com roubos e sumiços, pois as operações são resguardadas pelos seus protocolos de segurança, já validados e redundantes. Além disso, algumas corretoras disponibilizam a autenticação em dois fatores (2FA) e outras medidas de segurança, como é o caso da Brasil Bitcoin.

Taxas: Não é necessário se preocupar com tarifas escondidas e margens abusivas. Em corretoras sérias, as taxas de operação são explícitas para que você se preocupe apenas em negociar, sem dores de cabeça.

Negociando em uma corretora

Para começar a utilizar uma corretora é necessário criar a sua conta.

Na Brasil Bitcoin a sua conta é criada de forma instantânea, e a verificação de documentos é a mais rápida do mercado, sendo concluída em até 5 minutos (em dias úteis)!

Agora que já tem essas informações, aproveite para se cadastrar agora mesmo e desfrutar de todos esses benefícios!

2 Comentários

  • Antônio Carlos
    Posted 26/06/2020 07:58

    Sr. Gerente ou Analista do Atendimento,

    Há previsão do BB e CEF voltarem a proporcionar meios aos saques nas negociações em criptomoedas?
    Grato pela atenção,
    Antônio Carlos Sampaio Machado

    • Vinícius Bitzer
      Posted 27/06/2020 15:48

      Olá!
      Bom, por enquanto, saques para ambos os bancos estão sendo efetuados dentro do expediente bancário.
      Você também pode gerar um boleto de depósito no seu banco e pagá-lo com seu saldo na Brasil Bitcoin clicando na opção “Boleto”.

Deixe um comentário