Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge topo histórico

O hash rate(valor computacional exercido para validar transações na rede) atualizou no dia 01/01/2020, com aumento de 6.57%. Com isso, chegou ao valor de 98.67EH/s(unidade de medida do poder computacional), valor nunca atingido antes.

O que isso significa?

Significa que o Bitcoin nunca esteve tão seguro quanto agora, nunca houve tanto poder computacional envolvido na validação e emissão de novos Bitcoins na história. Só para ter uma ideia, o uso de energia elétrica envolvida no processo é maior do que a de países inteiros como a Suíça. Com o aumento do hash rate, o custo de um possível ataque a rede do Bitcoin aumenta, tornando o processo completamente inviável.

Lembrando que no mês de Maio de 2020 teremos o halving, processo que diminui a recompensa de Bitcoins por bloco minerado, atualmente são 12.5 Bitcoins emitidos por bloco, esse valor irá diminuir para 6.25, ou seja, irá se tornar mais escasso e a inflação irá diminuir, esse é um ótimo indicador para os preços no futuro. Esse processo ocorre a cada 4 anos, em 2024 a recompensa por bloco minerado irá diminuir para 3.125.

A rede se comporta de maneira descentralizada, diversas empresas são responsáveis pelo processo de validação e emissão de Bitcoins, como pode ver no gráfico abaixo:

Ou seja, nenhuma empresa detém autoridade central sobre o Bitcoin, diferente do sistema financeiro atual.

You May Also Like

Bitcoin ultrapassa os US$ 24.000

Confira qual foi a rentabilidade dos principais investimentos em 2019

Ripple XRP a criptomoeda do futuro ou ultrapassada?

As pirâmides financeiras uma hora desmoronam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *