Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Copom reduz Selic para 2,25% a.a., menor valor da história; veja como isso afeta seus investimentos

Nesta quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) realizou um corte de 0,75 p.p na taxa Selic, levando-a ao novo piso histórico, de 2,25% ao ano.

Em função disso, o juro real do Brasil passa a ser negativo, descontada a inflação. Isso significa que, ao aplicar o seus investimentos em renda fixa, você estará perdendo dinheiro, pois a desvalorização do seu capital pela inflação será maior que a taxa de juros. De acordo com os cálculos da Infinity Asset Management, o juro real passa a ser de -0,78% ao ano, o 14º mais baixo do mundo, dentre as 40 principais economias.

O gráfico da taxa Selic ao longo dos anos chama bastante atenção de quem o vê. Em 1990, por exemplo, a taxa era de 173% ao ano. Em 1995, após a implantação do Plano Real, a taxa caiu para 60% e, em 2000, foi para 18,5%, e se manteve sem grandes alterações ao longo das últimas duas décadas. Confira no gráfico a seguir:

Gráfico em escala logarítmica – Fonte: Ipeadata Selic

Na última vez em que a taxa básica foi cortada, em maio desse ano, o dólar disparou no dia seguinte e chegou a R$ 5,87, maior valor da história. Esse é o oitavo corte consecutivo no ciclo atual, e já era esperado pela maioria dos economistas, afinal, com a pandemia de coronavírus que estamos enfrentando, a atividade econômica no Brasil despencou.

A alta do dólar ocorre por causa do menor interesse dos investidores de aportar dólares no Brasil, pois não há grandes atrativos para investir, já que a taxa de juros é similar a de países de primeiro mundo, porém a economia é emergente.

No entanto, o mercado financeiro espera que as ações na bolsa ganhem mais destaque nesse momento, pois, com juros menores na renda fixa, os investidores tendem a enfrentar maiores riscos, na esperança de rendimentos maiores.

No último pico do dólar, que ocorreu no mês passado, a cotação do Bitcoin em reais subiu cerca de 15% em um único dia, atingindo o maior valor em dois anos, sendo cotado a cerca de R$ 58.500,00 na Brasil Bitcoin.

Deixe um comentário