Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Britcoin: Reino Unido estuda lançar sua própria moeda digital

Na última segunda-feira (19), o Ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, recomendou ao Banco da Inglaterra (BoE) o lançamento de uma moeda virtual britânica e comentou sobre as vantagens que essa nova moeda poderia trazer às finanças do Reino Unido.

rishi sunak britcoin
Rishi Sunak, ministro das Finanças do Reino Unido

Essa ideia, no entanto, não é exclusiva do Reino Unido. Muitas outras nações também já demonstraram interesse em lançar uma moeda digital, inclusive aqui mesmo, no Brasil.

O BoE ressaltou que uma versão digital da libra esterlina não substituiria nem o dinheiro fiduciário já existente e nem traria impacto às contas bancárias atuais:

O governo e o Banco da Inglaterra ainda não tomaram uma decisão sobre a introdução de uma moeda digital do banco central no Reino Unido e se envolverão amplamente com as partes interessadas sobre os benefícios, riscos e aspectos práticos de fazê-lo.

O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, declarou anteriormente que a criptomoeda mais famosa, Bitcoin, não serve como uma reserva estável de valor ou uma forma eficaz de negociação e, portanto, não é adequada para uso como moeda, e trás riscos ao investidor.

Reviravolta pós-Brexit

Juntamente à ideia de uma moeda virtual, o ministro Rishi Sunak anunciou outras medidas no intuito de manter a competitividade do Reino Unido após o Brexit, que rivaliza com Nova York para ser o maior centro financeiro do mundo.

Desde que o Reino Unido saiu da União Europeia, no final de 2020, o setor financeiro tem sofrido sanções. Portanto, Sunak propõe remover as restrições herdadas da União Europeia, tornando assim o Reino Unido mais competitivo e aberto à investidores.

VEJA TAMBÉM: Real digital: Paulo Guedes afirma que Brasil terá moeda virtual

Gostou do artigo de hoje? Então inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente dicas e relatórios sobre o Bitcoin. Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário