Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

12 anos atrás, foi feita a primeira transação de Bitcoin

Na última terça-feira (12), o Bitcoin completou seu 12º aniversário de funcionamento.

Nesta mesma data, em 2009, Satoshi Nakamoto (inventor do Bitcoin) inaugurou a blockchain enviando 10 Bitcoins para o desenvolvedor Hal Finney, grande contribuidor para a rede do Bitcoin, que veio a falecer em 2014.

Hoje, essa quantia vale aproximadamente R$ 2 milhões mas, em 2009, o valor do Bitcoin era nulo. O Bitcoin só começou a ser negociado por alguma quantia no ano seguinte, nos fóruns de tecnologia, e seu valor era inferior a 1 centavo.

Assim como todas as transações do Bitcoin, os detalhes são públicos e estão registrados para sempre na blockchain — clique aqui para ver os detalhes dessa transação.

Isso nos lembra dos princípios básicos do Bitcoin. Para alguns, é apenas um método de transferências, para outros, é um jeito de ganhar dinheiro fácil (o que é mentira!), mas, na verdade, suas funções vão muito além disso. Bitcoin também é uma tecnologia que, ao contrário do que dizem, é imutável e extremamente segura, tanto que seus dados permanecem preservados e inalteráveis.

De volta a 2009

No dia anterior à transação, Hal Finney publicou em seu Twitter: “Rodando bitcoin”. Sim, apenas isso.

Hal Finney é entusiasta no Bitcoin desde o momento em que seu white paper (documento que explica a tecnologia) foi publicado, em 2008. Ele publicou: “Bitcoin parece ser uma ideia muito promissora”. Depois, ele começou a auxiliar Satoshi a desenvolver o Bitcoin e foi responsável por propor mudanças significativas na rede, que ajudaram a consolidar a moeda.

Finney faleceu de Esclerose Lateral Amiotrófica em 2014, mesma doença que afetou Stephen Hawking, mas seu legado jamais será esquecido. Sua participação no Bitcoin foi tanta que muitos, inclusive, cogitam a possibilidade dele ser o próprio Satoshi, tendo utilizado esse pseudônimo para não ter muito holofote.

Gostou desse artigo? Então inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente dicas e relatórios sobre o Bitcoin. Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário